terça-feira, 8 de setembro de 2015

Conheça os tipos de agulhas de crochê – Qual usar

Conheça os tipos de agulhas de crochê – Qual usar

Olá hoje vou mostrar para vocês os tipos de agulhas de crochê que temos no mercado. A escolha certa da agulha para cada trabalho está diretamente ligada ao resultado final do trabalho. Existem vários tipos de agulhas, marcas, materiais e medidas então vou mostrar os tipos mais comuns que você vai precisar para fazer seu crochê.

Agulhas de Crochê: Aço Inox

Esse tipo de agulha é muito indicado para quem vai trabalhar com linhas finas. As medidas (em milímetros) mais comuns da agulha de aço inox são: 0.6 mm, 0.75 mm, 1.0 mm, 1.25 mm, 1.5 mm, 1.75 mm e 2.0 mm. Essas são as medidas padrão mas pode ser que você encontre algum fornecedor que utilize sua própria medida. Nesse caso quanto o número encontrado mais fina é a agulha. A agulha de aço inox é a mais versátil de todas, mas lembre-se que para linhas grossas, lã ou barbante ela não é a mais recomendável.


Agulhas de Crochê - Tipo Aço Inox

Dica: sempre tenha as medidas 1.0 mm, 1.25 mm, 1.5 mm com você; as vezes a medida 0.6 mm pode ajudar na hora de fazer detalhes em panos de prato.

Agulhas de Crochê: Alumínio

Diferente das agulhas de aço inox, as de alumínio são recomendadas para linhas mais grossas, lãs e barbante. As medidas (em milímetros) mais comuns são as de 2.0 mm, 2.5 mm, 3.0 mm, 3.5 mm, 4.0 mm, 4.5 mm, 5.0 mm, 5.5 mm, 6.0 mm e 7.0 mm (ufa). A maioria dos trabalhos são feitos com esse tipo de agulha pois ela é bem leve e assim não cansa tanto.

Agulhas de Crochê - Tipo Alumínio

Dica: a mais usada desse tipo é a de 3.0 mm então tenha ela em sua casa!

Agulhas de Crochê: Bambu

Nos últimos anos as agulhas de bambu se tornaram muito populares porque além de dar uma sensação mais suave enquanto trabalhamos elas são feitas a partir de um recurso sustentável, palavra muito usada nos nossos dias. Outra vantagem é a resistência desse tipo de agulha. Um fato interessante é que muito professores de crochê preferem utilizar a agulha de bambu para alunos iniciantes porque o bambu não é tão liso quanto as agulhas de alumínio ou aço inox. Eu particularmente não utilizo de agulhas de bambu por dois motivos: como são “artesanais” é muito difícil encontrar no mercado e, por esse motivo também, o preço é um pouco salgado.

Agulhas de Crochê - Tipo Bambu

Espero que vocês tenham gostado da matéria sobre os tipos de agulhas de crochê. Fiquem a vontade para escrever seus gostos nos comentários.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©As maravilhas da artes - Todos os direitos reservados.

Template by MM ARTESANATOS | Topo