quinta-feira, 27 de agosto de 2015

MINI-HORTA COM SABOR CASEIRO

Falta de espaço não é desculpa para você não ter uma mini-horta. Se não tiver um canteiro, é possível montar uma horta vertical em uma parede da sua casa, em vasos na cozinha ou em uma pequena varanda. Além de ter hortaliças e temperos frescos, sempre ao alcance das mãos, o cultivo pode ser uma deliciosa terapia, pois promove uma conexão com a terra e estimula o consumo de alimentos livres de agrotóxicos. 

Essa realidade, cada vez mais frequente, em casas e apartamentos, dá um toque charmoso ao ambiente, ao trazer um pedacinho da natureza para o dia a dia. Se tiver crianças, permita que façam parte do processo, é uma forma de cultivar hábitos saudáveis desde cedo.





Vamos começar? Você vai se surpreender como o passo a passo é simples e prazeroso. Além do sabor, algumas dessas plantinhas vão proporcionar um fantástico cheiro de vida no ar.MÃOS À OBRA1- Escolha o localO ideal é que a hortinha fique na varanda ou próxima à janela, para que receba quantidade suficiente de sol e vento. As plantinhas vão precisar de no mínimo 4h de sol por dia. Se puder, dê preferência, a locais onde possam receber sol pela manhã.


2- Onde vou plantar?Deseja fazer uma horta vertical na varanda? Quer plantar em vasos e colocar na janela da cozinha? Dê uma olhada no seu espaço e veja onde sua horta se adaptaria melhor. Se for colocar os vasos na cozinha, deixe longe do fogão.Você pode plantar em vários lugares, em diferentes formatos de vasos: cerâmica, cimento, canos de PVC (de 30 cm de diâmetro) cortados ao meio.



3- Como preparar o solo?O mais prático é comprar a terra pronta, uma mistura de substrato que pode ser encontrada em lojas de jardinagem e em alguns supermercados. É importante prestar atenção no PH da terra, o ideal é que seja 6, pois o solo ácido não é bom para o cultivo.Dê preferência a adubos orgânicos como compostagens ou húmus de minhoca.




4- Vamos escolher as hortaliças!Além de seu gosto pessoal, opte por hortaliças de raízes curtas, que se adaptam perfeitamente a solos pouco profundos, como, por exemplo, manjericão, alface, cebolinha, alecrim, coentro, hortelã e salsa. Temperos como orégano, cebolinha e salsinha são perenes, outros como coentro, exigem plantio anual.5- Como plantarSugerimos este passo a passo, para que tenha melhor resultado, mas sinta-se livre para dar o seu toque na hora do cultivo.Escolha o tipo de vaso ou sementeira e faça pequenos furos no fundo. Coloque uma camada fina de argila expandida dentro do vaso ou jardineira. A argila ajuda na drenagem, preservação da umidade ideal e evita que a terra fique encharcada.

Depois coloque a manta de bidim, um tipo de feltro impermeabilizante, que você encontra nas lojas de produtos de jardinagem. A função do bidim é filtrar a água e preservar os nutrientes, importantes para vitalidade e crescimento da sua horta. É um produto barato, que vale a pena investi





Coloque uma camada generosa de terra orgânica até 2/3 do vaso ou jardineira, sem compactar demais.





Chegou a hora de plantar! Faça pequenas covas na terra, e plante as sementes ou mudas, depois complete com um pouco mais de terra. Opte por mudas, se quiser o resultado mais rápido. É importante sempre preservar um espaço entre as plantas, para que elas cresçam plenamente.

6- A preservaçãoRegue inicialmente três vezes ao dia, até que a muda ou semente pegue, mas cuidado para não encharcar o solo. Depois só é necessário regar uma vez ao dia, no outono-inverno, a depender da planta, você só precisa molhar em dias alternados.


Para preservar a horta, retire as plantas invasoras e faça o controle de doenças. A cada três meses, o ideal para manter os nutrientes, é fazer uma adubação de cobertura superficial, na ocasião espalhe sobre a terra uma mão de húmus de minhoca.





#DicaEsperta Para ter folhinhas sempre novas, corte as folhas a partir do caule, nunca arranque da raiz.Fonte das imagens:Imagem 1: egglink
Imagem 2: alemdaruaatelier
Imagem 3: casaejardim
Imagem 4: xobagunca
Imagem 5: caradicasa
Imagem 6: caradicasa
Imagem 7: caradicasa
Imagem 8: caradicasa
Imagem 9: breizhsurvive
Imagem 10: sertão






















Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©As maravilhas da artes - Todos os direitos reservados.

Template by MM ARTESANATOS | Topo